Dentição dos bebês: tudo o que você precisa saber
Quando começam a aparecer os primeiros dentinhos do bebê? Qual é higiene adequada com as crianças?
Mal o bebê nasce e muitos pais já querem ver logo o primeiro dentinho. Mas, normalmente, o primeiro dente desponta entre 5 e 9 meses de vida. No entanto, alguns bebês podem chegar ao primeiro ano ainda sem nenhum dentinho. Mais importante que o período do início da erupção dentária é que pediatra e dentista acompanhem a ordem do surgimento dos dentes, uma vez que eles nascem “abrindo” espaço para os novos dentes, garantindo o seu alinhamento adequado. Afinal, como funciona a dentição dos bebês?
Leia mais: Por que levar a criança ao dentista?
Nesse período, a criança pode apresentar aumento da salivação, coceira na gengiva – o que pode fazer com que ela leve as mãos e objetos à boca com mais frequência –, irritabilidade e alteração do sono e do apetite. Para amenizar esses desconfortos, ofereça ao bebê mordedores adequados, e a própria amamentação também ajuda a aliviar o incômodo da erupção dentária. Já os bebês maiores podem utilizar alimentos frios, como picolé de leite materno, que ajudam muito a amenizar a coceira e a dor na gengiva. Converse com o pediatra ou o dentista sobre as opções para “acalmar” a gengiva do bebê nessa fase.
Até os 5 anos da criança, todos os 20 dentinhos já terão nascidos. A próxima etapa será quando os dentes de leite começarem a cair, dando lugar aos dentes definitivos. Depois dos 5 anos, também é comum que os dentes molares nasçam.
Os dentes permanentes são definitivos e devem durar toda a vida da criança. É importante que os pais tenham atenção ao processo de dentição do filho, pois algumas crianças podem ter dentes extras ou ausentes.
Higiene oral na infância
Não é mais recomendado proceder à limpeza da boca/gengiva antes do surgimento dos dentes. Uma dica importante é não deixar que a criança leve objetos sujos à boca, como brinquedos e chupetas, e também que adultos fiquem dando beijos na boca da criança para evitar o risco de infecção.
Consequências do uso prolongado da chupeta
Quando começarem a nascer os dentes de leite da frente, a limpeza deve ser iniciada com escova dental apropriada para a idade, e o uso de pasta de dente já está indicado. Os dentes do bebê sempre devem estar limpos quando ele for dormir. É muito importante criar hábitos diários de higiene desde cedo, mantendo a rotina para quando os primeiros dentinhos aparecerem.
Nessa fase, a higiene oral do bebê deve ser realizada da mesma maneira que dos outros membros da família, isto é, como a primeira tarefa da manhã e a última tarefa da noite, e, se possível, depois das refeições.
Uma escova especial para crianças é necessária: idealmente com uma cabeça pequena e cerdas supermacias. Também já é indicado passar o fio dental na criança com cuidado para não machucar. Os adultos devem escovar os dentes dos pequenos até que eles aprendam a escová-los corretamente. Nessa fase, use uma quantidade pequena de pasta de dente (do tamanho do grão de arroz) e ensine a criança a cuspir.
Uma boa recomendação é buscar sempre o apoio de odontopedriatras, para desde cedo cuidar com carinho do sorriso de quem te faz sorrir. A BB Seguros possui um plano odontológico pensado especialmente para sua família, com planos exclusivos para crianças e adolescentes, de acordo com a faixa etária de 0 a 7 anos (Dente de Leite) e de 8 a 16 anos (Dental Júnior). Você conta com uma equipe de especialistas em odontopediatria que vai ajudar na introdução aos cuidados bucais diários do seu filho, além de uma extensa cobertura de benefícios. Você pode conhecer mais clicando aqui.
Voltarao Topo