Amamentar tendo o mamilo plano ou invertido é possível?
Alguns tipos de mamilos podem dificultar a amamentação no começo, mas não impedem que ela seja realizada. Confira as dicas para vencer esses obstáculos e amamentar com tranquilidade.
Tempo estimado de leitura: 5 minutos e 30 segundos.
Assuntos abordados:
– O que são mamilos plano e invertido?
– Por que os mamilos invertidos dificultam a amamentação?
– Como saber se tenho mamilos invertidos?
– Como ensinar o bebê a mamar corretamente.
– Posso amamentar tendo mamilo invertido ou plano?
A amamentação é um ato de amor e cuidado, mas, nem de perto, é fácil a todas as mães, especialmente no começo. O corpo feminino está biologicamente preparado para amamentar, independente do formato e tamanho das mamas e dos mamilos. Porém, as mulheres com mamilos invertidos ou planos, por exemplo, podem precisar de orientação profissional, porque é possível que tais características físicas causem dificuldade durante a aleitação.
A dra. Sandi Sato, pediatra da Maternidade Brasília, aconselha as mulheres com bicos planos ou invertidos a buscarem ajuda ainda durante a gravidez. “É importante que a futura mãe tenha conhecimento do seu corpo e da fisiologia da lactação. Apesar de algumas anatomias das mamas precisarem de mais apoio de profissionais especialistas, não é ela que define o sucesso da amamentação. Se o posicionamento e a pega do bebê estiverem adequados, a amamentação será estabelecida”.
Conheça as vantagens da amamentação.
O que são mamilos plano e invertido?
O mamilo plano tem o bico quase na mesma linha da aréola. O seu desenho é percebido, mas ele não fica muito saliente, mesmo se estimulado.
Já o mamilo invertido faz uma espécie de covinha para dentro. Existem dois tipos de bicos invertidos: o verdadeiramente invertido, que não pode ser alterado, e o retrátil, o qual pode sair se estimulado corretamente.
Além disso, segundo a pediatra da Maternidade Brasília, “o aumento do volume do seio devido aos hormônios durante a gestação e amamentação pode ajudar a projetar os bicos”.
Por que os mamilos invertidos dificultam a amamentação?
Ao mamar, o bebê abocanha toda a aréola e usa a língua para pressionar o mamilo contra o palato, levando o bico do seio quase até a garganta e fazendo com que o leite escorra. Porém, quando o mamilo é invertido, a área de pega fica mais endurecida, e o neném sente dificuldade de seguir mamando.
Em mães de primeira viagem, é comum que o mamilo não seja completamente projetado. No entanto, em muitos casos, o aumento da elasticidade da pele durante a gravidez e a própria sucção do bebê ao nascer já são suficientes para a reversão do quadro.
Como saber se tenho mamilos invertidos?
Para ter uma pista se os seus mamilos são invertidos, faça o teste do beliscão, ou pinch test: pressione suavemente a base da aréola entre o polegar e o dedo indicador. Se o bico for normal, ele se projeta. Caso seja verdadeiramente invertido, ele se retrai ou afunda no tecido da mama, formando uma covinha na extremidade. E, desde que seja plano, ele não se contrai.
Como ensinar o bebê a mamar corretamente
Mais importante do que o formato do mamilo, a pega certa deve ser priorizada na hora da amamentação. Sim! Quando o assunto é aleitamento, existe um jeito correto para o bebê pegar o peito. Do contrário, ele pode não se alimentar adequadamente, e a mulher corre o risco de sofrer com rachaduras no bico do peito, empedramento do leite e outras complicações.
Para saber se o bebê está mamando adequadamente, observe os seguintes pontos:
> A boca envolve a aréola, não apenas o bico do seio.
> A parte superior da aréola fica mais visível que a inferior.
> Os lábios ficam totalmente voltados para fora, e a boca parece a de um peixinho.
> O nariz fica livre para respirar.
> O queixo toca o peito da mãe parcial ou totalmente.
> As bochechas se enchem enquanto ele mama.
> A mãe sente que o seio está esvaziando.
> A mãe não sente dor.
É muito importante frisar que, embora nos primeiros dias a mulher sinta algum desconforto devido à adaptação da mãe e do bebê (especialmente após a descida do leite, ou apojadura), não é normal sentir dor no mamilo enquanto amamenta, muito menos se esse incômodo vier acompanhado de rachaduras, sangramento e febre. Caso isso ocorra, converse imediatamente com uma consultora de amamentação. Muitas maternidades também dispõem de banco de leite e de profissionais que podem dar orientações assertivas para resolver o problema.
Confira dicas de como amamentar e superar possíveis obstáculos.
Posso amamentar tendo mamilo invertido ou plano?
“Toda mulher é capaz de amamentar, independente da dificuldade que ela ou o bebê tenham. Com acolhimento e orientação adequada e individualizada, a amamentação é, na maioria das vezes, possível”, afirma a pediatra.
Confira também a live sobre amamentação que aconteceu no mês da mulher, ministrada pela dra. Sandi Sato, pediatra e gerente médica da Maternidade Brasília.
Gosta deste tipo de conteúdo? Então assine a newsletter e não perca nenhum texto!
Voltar
ao Topo