Cuidar

Super-heróis da vida real

Texto autoral de uma mãe da rede Espichei

PUBLICADO POR

BB Seguros

sexta-feira julho 23, 2021

COMPARTILHE

Tempo estimado de leitura: aproximadamente 3 minutos

 

Assuntos abordados:

– Despertar da maternidade e vida adulta

– Ressignificação de lugares

– Quando a mãe vira avó

– Nossos pais super-heróis

– As fraquezas dos pais

 

Um dia desses eu estava voltando para casa de carro, sozinha com minha filha. Era de noite. Eu olhei pelo retrovisor e vi que ela dormia. Imediatamente, fui acometida por uma reflexão totalmente inesperada em uma ocasião tão banal. Me peguei intrigada sobre quando foi o momento em que eu deixei de ser a pessoa que dorme no banco de trás, sendo carregada pela minha própria mãe, para me tornar a pessoa que conduz enquanto outra dorme.

 

Pode parecer meio bobo, mas foi um instante de total confusão de consciência e ressignificação de lugares. E desde que me tornei mãe, acontecimentos como esse são constantes. Me vejo em situações totalmente randômicas, mas que necessariamente me impuseram uma dança das cadeiras. Agora, ocupo o assento da figura mais importante nos cargos hierárquicos da vida de cada indivíduo.

 

Se, para mim, isso incide com alguma frequência, fico imaginando o que acontece na cabeça da minha mãe. Eu não sei se ela passa por esses momentos de epifania e se teve suas crises lá quando nasceu minha irmã, depois eu, depois meu irmão. E, agora, a filha de uma de suas filhas. E, já já, a primeira filha da outra filha. Duas netas. Caramba, como a vida mudou… E ainda que eu já tenha ouvido por aí, de mais de uma pessoa, que ser avó é a melhor coisa do mundo, sabemos que transições drásticas e importantes nas nossas vidas trazem consigo novas lentes para enxergarmos o mundo.

 

Ainda pequenos, mas também depois de crescidos, temos essa mania de olhar para nossos pais como se fossem super-heróis, totalmente preparados para tudo, sem medo de nada, com respostas sobre todas as coisas. Acho que esquecemos que, em algum momento, eles foram como nós, ali com aquelas mesmas dúvidas, provavelmente com parecidas dificuldades de recursos. E que seguem, ainda, descobrindo várias coisas sobre a vida.

 

 

 

Depois que chega a um mesmo patamar de adultos e pais, pode ser que você se torne mais próximo daqueles que te colocaram no mundo ou te criaram. É agora, nessa troca de igual para igual, que você vai descobrir todos os perrengues que eles passaram, uns parecidos com os seus, outros até piores. Vai ver que eles também se sentiram perdidos vez ou outra, e que talvez nem tenham se achado em alguns dos caminhos, mas que a maturidade e a jornada os fizeram acolher os trajetos e soluções que se apresentaram.

 

Sabendo que minha mãe e meu pai são pessoas normais e que têm suas fraquezas, eu passei a considerá-los mais super-heróis ainda. Quando nos tornamos pais, pausamos planos e adiamos sonhos para nos entregar para outros corações, mesmo que nem saibamos se estamos seguindo pelo caminho certo. E só pessoas com superpoderes são capazes de fazer isso, na minha opinião.

 

 

Garanta um futuro tranquilo para quando seus filhos virarem pais

Um seguro de vida é um elemento importante, pois tranquiliza e ampara em situações inesperadas. Saiba mais aqui.

 

 

Conteúdos relacionados:

 

Avós na educação dos netos: uma combinação positiva

 

Benefícios da rotina noturna ou higiene do sono

 

Reserva de emergência: por que ela é importante para quem vai ter um filho?

 

 

Esse conteúdo exclusivo foi produzido a partir de parceria do blog Primeiros Passos com o Espichei, rede materna paterna criada em Brasília e que reúne milhares de famílias em prol de uma maternidade mais consciente, colaborativa e sustentável. Acompanhe esta iniciativa conjunta também nas redes sociais pela hashtag #espicheiprimeirospassos

 

Gosta deste tipo de conteúdo? Então, assine a newsletter e não perca nenhum texto!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Voltar
ao Topo