Tudo o que você precisa saber sobre puberdade precoce, o desenvolvimento antes da hora
Fenômeno prevalece em meninas antes dos oito anos de idade, aponta especialista
Tempo estimado de leitura: aproximadamente 8 minutos
Assuntos abordados:
- Puberdade precoce
- Adolescente
- Fase de crescimento
- Fatores comportamentais
- Fatores emocionais
- BrasilPrev
Com cerca de 150 mil casos por ano, sendo menos de 10% de casos graves, a puberdade precoce no Brasil pode ter se agravado ainda mais na pandemia. Estudo realizado na Itália sugere que os fatores ambientais e comportamentais causados pelo confinamento – como o sedentarismo, a obesidade, o uso excessivo de telas e os gatilhos psicológicos podem ter contribuído para evoluir, ainda mais, nas meninas.
Mas, afinal, o que é a puberdade precoce? São as alterações biológicas que ocorrem na fase de transição para adolescência. É uma condição em que o corpo de uma criança começa a mudar muito cedo para a idade adulta. Nas meninas, geralmente, acontece antes dos oito anos de idade e os sinais são o primeiro período menstrual, aparecimento do broto mamário, desenvolvimento de pelos pubianos, crescimento acelerado e surgimento de acnes. Nos meninos, antes dos nove anos, é comum notar testículos e pênis alargados, voz grossa e pelo facial, muitas vezes no lábio superior.
A causa costuma ser idiopática, ou seja, é desconhecida. Geralmente, os sintomas são percebidos pelos pais, que são considerados peça-chave nesse processo, até que o diagnóstico seja confirmado pelo pediatra. Para falar sobre esse momento delicado, o blog BB Seguros Primeiros Passos realizou live com o Dr. Mário Ferreira Capri, pediatra e Coordenador da Linha de Cuidados Pediátricos da Rede DASA – Regional Brasília.
Confira, a seguir, os destaques do bate papo virtual:
Especialista – De maneira geral, não é uma doença grave, mas precisa de acompanhamento médico. Em caso de desconfiança, o ideal é marcar uma consulta com o pediatra, que já é responsável por ver a criança habitualmente fazendo a medicina preventiva. Se necessário for, o mesmo encaminhará para o endocrinologista pediátrico.
Consequências – É fato que as crianças com puberdade precoce sofrem um conflito imenso por ficarem fisiologicamente diferente dos colegas, podendo apresentar confusão mental, transtornos de ansiedade e depressão. Além, é claro, das questões da baixa estatura quando adulto, maior risco de abuso sexual, de obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e certos tipos de câncer – atribuído à exposição precoce ao hormônio estrógeno.
Tratamento – Para atrasar o progresso dessa puberdade precoce, o tratamento é por meio de hormônios, visando “estacionar” o desenvolvimento puberal e parar o avanço da idade óssea.
Prevenção – Por todos os fatores acima é importante um olhar extremamente cuidadoso por parte da família, na tentativa de tentar barrar todo esse processo dentro das possibilidades e alertas. O mais importante, de acordo com o dr. Mário, é a prevenção: cuidando sempre da infância e mantendo hábitos de vida saudável.
Mitos X verdades, de acordo com o Dr. Mário Carpi:
Agrotóxicos e plásticos podem estimular as crianças a entrarem na puberdade mais cedo?
MC: Verdade, mesmo que não existam provas científicas dessa causa e efeito. Determinados alimentos em grande quantidade e o contato excessivo nos plásticos que contém BCAA podem contribuir.
Minha filha começou a aumentar as mamas antes dos oito anos de idade. É preocupante?
MC: Verdade. Pode não ser nada grave, mas pode ser um sinal de puberdade precoce alinhada à aceleração do crescimento. Deve-se acompanhar junto ao pediatra.
Meu filho com puberdade precoce pode passar pelas mudanças psicológicas da fase mais cedo?
MC: Verdade. Existe uma idade fisiológica para isso acontecer e, nos casos de puberdade precoce, essa antecipação acaba causando angústia e confusão – principalmente devido aos hormônios que desencadeiam desejos e interesses.
O uso de maquiagem e/ou produtos de beleza pode estimular a puberdade?
MC: Mito. Não existe nenhuma confirmação científica. A maquiagem pode ser usada por crianças, desde que de forma pontual, em ocasiões especiais ou com a conotação brincadeira.
Acesse aqui o documento elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria que trata sobre puberdade precoce. Pensando no amanhã dos pequenos, o Brasilprev Júnior tem a solução para garantir aos seus filhos um desenvolvimento seguro para a realização de sonhos, a conquista da faculdade, uma viagem de intercâmbio e até mesmo para a abertura dos negócios. Para mais informações, acesse este link.
Conteúdos relacionados:
Mindfulness: minimizando a ansiedade de crianças e adolescentes
Obesidade infantil pode ser combatida com hábitos saudáveis em casa
Esse conteúdo exclusivo foi produzido a partir de parceria do blog Primeiros Passos com o Espichei, rede materna paterna criada em Brasília e que reúne milhares de famílias em prol de uma maternidade mais consciente, colaborativa e sustentável. Acompanhe esta iniciativa conjunta também nas redes sociais pela hashtag #espicheiprimeirospassos
Gosta deste tipo de conteúdo? Então, assine a newsletter e não perca nenhum texto!
Voltarao Topo