9 maneiras de acalmar o seu filho
Primeiros Passos indica atividades que ajudam os pais e as crianças a desacelerarem e saírem da agitação mental
Tempo estimado de leitura: aproximadamente 3 minutos
Assuntos abordados:
– Ansiedade
– Impaciência
– Irritação
– Inteligência emocional
– Atenção plena
– Mindfulness
Inquietude, irritação e impaciência. Se essas características lembram seu filho ou sua filha, pode ser a hora de tomar uma atitude e ajudá-lo(a). Nesse mundo cheio de estímulos, cabe aos pais ensinarem as crianças a lidar com a ansiedade logo cedo. O blog Primeiros Passos reuniu 9 dicas que ajudam a regular os níveis de ansiedade, aprimorar as habilidades sociais e emocionais, melhorar a criatividade, tudo isso afetando positivamente a saúde e o bem-estar.
Confira e coloque em prática:
1. Menos tempo nos eletrônicos
Às vezes você acha que está controlando, mas – na verdade – seu filho está brincando nas telas muito além do que imagina. Ofereça outras possibilidades.
2. Mais natureza
O contato com áreas verdes, terra, areia, água, enfim, ambientes ao ar livre, bem como conviver com animais, trazem benefícios físicos e psicológicos. Crie programas e brincadeiras fora de casa.
3. Dose de leveza
O excesso de cobrança é muito prejudicial porque deixa a criança insegura e ansiosa. Educar, sim. Sobrecarregar, não.
4. Tempo juntos
Criança segura é menos ansiosa. Atividades como fazer biscoitos em formatos de bichos ou criar uma peça de teatro baseada na história do livro preferido do seu filho ajudam a relaxar.
5. Mergulho nas letras
Leia com seu filho. As palavras levam a criança à reflexão, a um outro mundo. Cuide do conteúdo da leitura e escolha livros adequados à faixa etária.
6. Na melodia
Ouvir música ou tocar um instrumento são formas lúdicas de trabalhar a imaginação e extravasar sentimentos.
7. Brincadeiras para se mexer
Pode parecer que não, mas gastar energia também acalma. Proponha brincadeiras (roda, pega-pega, esconde-esconde) ou jogos (com bola, corrida). Mas também deixe seu filho brincar livremente.
8. Ioga e mindfulness
São técnicas que ajudam a relaxar e a controlar a ansiedade. Permitem que a criança desacelere, se conecte com o silêncio interior e entenda seus sentimentos.
9. Ritmo da respiração
Exercícios para respirar com calma ajudam a aquietar a mente e, com isso, a reduzir a ansiedade.
Da BB Seguros para a sua casa
Na live “Práticas destinadas à redução da ansiedade”, a convidada Carol Cianni, que é diretora pedagógica e instrutora de Mindfulness, aborda um passo a passo para iniciar a prática da atenção plena, para desacelerar e sair da agitação mental. Na conversa promovida pelo blog Primeiros Passos, a especialista apresenta dicas de como aplicar o mindfulness em casa e também faz exercícios desta prática com as crianças.
A meditação pode ser aliada do tempo de qualidade entre a família. As soluções da BB Seguros podem contribuir para essa reprogramação mental a partir do exercício da presença. Com o Seguro Pra Vida, os segurados têm acesso à terapia online disponível 24h por dia, 7 dias por semana, e do ZenKlub, um dos benefícios do pacote premium, além de orientação psicológica. Acesse aqui mais informações.
* Com informações da Crescer
Conteúdos relacionados:
Práticas destinadas à redução da ansiedade
Mindfulness: minimizando a ansiedade de crianças e adolescentes
#BB Primeiros Passos Indica: 10 dicas de desenhos educativos
Pequenas atitudes criam um mundo sustentável
Esse conteúdo exclusivo foi produzido a partir de parceria do blog Primeiros Passos com o Espichei, rede materna paterna criada em Brasília e que reúne milhares de famílias em prol de uma maternidade mais consciente, colaborativa e sustentável. Acompanhe esta iniciativa conjunta também nas redes sociais pela hashtag #espicheiprimeirospassos
Gosta deste tipo de conteúdo? Então, assine a newsletter e não perca nenhum texto!
Voltarao Topo