Economizar na alimentação: dicas para cortar gastos
A alimentação é um custo essencial, sendo assim, como criar hábitos para economizar sem precisar reduzir o consumo e assim impactar a nossa saúde?
Tempo estimado de leitura: aproximadamente 5 minutos
Assuntos abordados:
– Como economizar com a alimentação
– Reaproveite os alimentos
– Saiba como gastar menos nos supermercados
– Lista de compras e outras dicas
Em mais de um ano de pandemia, o custo dos alimentos cresceu 15% em todo o país, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com os preços cada vez mais altos, manter uma nutrição balanceada se tornou uma preocupação e até uma dificuldade para muitas pessoas.
Sabemos que a alimentação é um custo essencial no orçamento de qualquer família. Fazemos compras no supermercado, feira orgânica ou até aquele jantar especial no restaurante. Sendo assim, como podemos criar hábitos para economizar sem precisar reduzir o consumo e assim impactar a nossa saúde?
Confira as nossas dicas!
Crie uma lista de compras
A primeira dica pode até parecer simples, mas é essencial antes de qualquer atividade financeira: crie um planejamento. Se você vai às compras sem saber exatamente o que precisa, é provável que compras por impulso aconteçam, fazendo com que você gaste mais do que o esperado.
Por isso, antes de ir ao supermercado ou à feira, faça uma lista de compras. Anote tudo o que você precisa e siga essa lista durante toda a sua compra. Assim, com organização e determinação, você pode priorizar o essencial e evitar gastos desnecessários.
Pesquise as promoções
Antes de ir ao supermercado, faça uma breve pesquisa e compare os preços entre a concorrência. Certamente, você vai encontrar um lugar mais em conta. Quem sabe até mesmo aquela promoção irresistível. Toda economia é válida e faz uma grande diferença no fim do mês!
Além disso, uma boa dica é evitar as compras no 5º dia útil do mês. Os supermercados tendem a aumentar os preços porque, nesse período, a maioria das pessoas recebem o salário. Em contrapartida, nas últimas semanas do mês, sempre rolam aqueles super descontos. Vale dar uma conferida, hein?
Congele os alimentos
O seu maior aliado na hora de economizar com a alimentação é o congelador. Sim, o freezer ou congelador podem reservar uma grande quantidade de comida por um tempo considerável.
Sendo assim, não comeu? Congele! Além de te ajudar nos dias em que não sobra tempo para cozinhar, ainda evita o desperdício. Lembre-se também de sempre conferir o congelador antes de fazer ou comprar mais comida. Afinal, queremos o máximo de economia e o mínimo de desperdício.
Reaproveite alimentos
Se está bom para consumo, então pode entrar na sua receita. Nenhum segredo é mais infalível para economizar na alimentação do que reaproveitar os seus alimentos. Então, se sobrar algum item que você não sabe o que fazer, procure uma receita criativa e bote a mão na massa. A internet pode ser uma ótima aliada nessas horas.
O mesmo serve para a sobra de algumas refeições. Aquele feijão do almoço pode virar uma sopa no jantar. O molho do macarrão pode fazer um belo cachorro quente. E assim por diante. Não há regra, o importante é aproveitar ao máximo todos os ingredientes, evitando desperdício e economizando grana.
Evite pedir comida
A gente sabe que nada melhor do que pedir aquela comida prontinha, né? Contudo, criar o hábito de comprar em aplicativos de delivery pode ser um grande vilão para as suas finanças. Ao fim do mês, o impacto é muito maior do que o imaginado.
Por isso, que tal esbanjar criatividade na cozinha e tornar esse um momento super divertido? Assim, você ajuda o seu bolso e a sua barriga. Afinal, bom mesmo é provar o próprio tempero ou cozinhar para quem a gente ama.
Sobrou aquela grana?
Agora que você já sabe como economizar na sua alimentação, que tal cuidar do seu dinheiro da melhor forma possível? Afinal, guardar as economias debaixo do colchão está fora de moda.
E para guardar com disciplina e consistência, uma boa dica é guardar aos poucos, mês a mês, nem que seja um pouquinho. E para isso os títulos de capitalização são um excelente instrumento de disciplina financeira, pois ajudam a criar o hábito de guardar dinheiro e fazer alguma reserva, seja para não ser surpreendido com alguma emergência, seja para realizar aquela conquista que tem planejado, como uma viagem, uma pequena reforma, a festa de formatura…
Além da economia, com os títulos de capitalização você ainda participa de sorteios frequentes, sejam eles semanais, mensais ou anuais.
Para saber mais sobre os títulos de capitalização da BB Seguros, conhecidos como Ourocap, clique aqui e saiba mais. Com certeza tem um plano perfeito para você e que cabe no seu bolso. Era a ajuda que faltava para você virar um mestre em disciplina financeira!
Voltar
ao Topo