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Educação infantil: os cuidados no ensino das crianças

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Durante este período, as crianças têm seus primeiros contatos com o mundo.

Educação infantil
PUBLICADO POR

BB Seguros

sexta-feira março 4, 2022

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Tempo estimado de leitura: aproximadamente 6 minutos

 

Assuntos abordados:

– A importância de educar crianças
– Planejar o ensino infantil
– Cuidar das crianças
– Brincar, cuidar e ensinar

 

 

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Durante este período, as crianças de 0 a 5 anos têm seus primeiros contatos com a escola e com tudo o que a integra, desde a relação com outras crianças até o seu próprio desenvolvimento.

 

Mais do que um lugar seguro para estar enquanto os pais trabalham, as escolas de educação infantil são locais onde a criança começa a perceber o mundo. Outros olhares são apresentados, fazendo com que o pequeno lide com diferentes visões de mundo, ampliando a sua sociabilidade, criatividade e inteligência.

 

A importância do ensino infantil

 

Durante a educação infantil, aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais são desenvolvidos. Assim, escola e família se unem para que as crianças criem autonomia cognitiva e deem os primeiros passos rumo à sociabilidade.

 

Mais importante do que encher o seu filho de conteúdos, o ensino infantil deve proporcionar cuidado, educação e brincadeira. Dessa forma, as habilidades motoras, emocionais e técnicas da criança podem ser desenvolvidas com atenção e interesse.

 

Para que as crianças desenvolvam o melhor possível de acordo com a sua idade, existe uma divisão em grupos pensada especialmente por faixa etária.

 

Os grupos são:

 

  • Creche e berçário (0 a 1 ano)
  • Grupo 1 (1 a 2 anos)
  • Grupo 2 (2 anos)
  • Grupo 3 (3 anos)
  • Grupo 4 (4 anos)
  • Grupo 5 (5 anos)
  • Creche e berçário

 

Geralmente, este é o primeiro contato de bebês com o meio escolar. Atendendo crianças de 4 a 11 meses, o berçário é uma etapa não obrigatória do ensino infantil, mas com uma extrema importância para a ampliação do contato social para a criança com outras pessoas e o mundo ao seu redor.

 

Grupo 1

Também conhecido como pré-escola, é responsável por acolher crianças de 1 a 2 anos e tem a intenção de integrar a educação obtida pelas crianças com a família. Com um pouco mais de idade que as creches e os berçários, aqui, as crianças podem desenvolver aspectos psicológicos, físicos, intelectuais e sociais. É nesta fase que elas começam a dar os primeiros passos rumo à comunicação com outras crianças e até mesmo adultos, o que contribui consideravelmente para o desenvolvimento psicossocial das crianças.

 

Grupo 2

Este grupo é responsável pela formação pedagógica de crianças com 2 anos de idade. A partir desta etapa, a criança pode reconhecer com mais autonomia aspectos como o próprio corpo, as próprias vontades, os sentimentos e as expressões provenientes desses. Aqui, dá-se continuidade ao importante processo de desenvolvimento da comunicação das crianças, aumentando o vocabulário das mesmas por meio da interação pedagógica.

 

Grupo 3

Aqui, temos crianças de 3 anos de idade. Neste grupo, a escola tem o papel de proporcionar às crianças um ambiente desafiador e instigante. Por meio de brincadeiras, dinâmicas e atividades, espera-se que comece o processo de alfabetização da criança, introduzindo as letras e outros aspectos da linguagem.

 

Grupo 4

Este grupo é voltado para as crianças de 4 anos de idade, a primeira fase obrigatória do ensino infantil na educação básica. Provavelmente, a fase mais importante para a alfabetização. É aqui que os professores podem direcionar os alunos para desenvolver tudo o que pensam de forma escrita. A noção de que é possível articular a imaginação com as letras aprendidas deve ser demonstrada neste grupo 4.

 

Grupo 5

Por fim, a segunda fase obrigatória do ensino infantil e a última do mesmo. O grupo 5 é responsável por educar crianças de 5 anos de idade. Aqui, espera-se que o processo de alfabetização introduzido ao longo dos outros anos seja concluído, possibilitando à criança a capacidade de ler e escrever.

 

Cuidar, educar e brincar

 

A gente sabe que toda criança gosta de uma boa brincadeira, certo? O que às vezes pode parecer bobo ou apenas um passatempo, na verdade, é muito importante para a formação social, motora e psicológica dos mais novos.

 

Com dinâmicas interativas e divertidas, você consegue envolver a atenção e o interesse do pequeno para práticas educativas. Assim, não só o alfabeto e os numerais podem ser aprendidos, mas uma gama de valores para a sociedade. Baita importância, hein?

 

Por isso, ao pensar na educação infantil, deve-se cuidar com carinho desse momento de preparação das crianças. Escolher um lugar adequado, com recomendações confiáveis e que proporcione um ambiente agradável e envolvente para a criança se sentir à vontade.

 

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