10 dicas para uma hora do banho mais segura
Aprenda qual deve ser a posição do bebê, como medir a temperatura da água, o que fazer se escorrer sabão no olhinho, entre outras dúvidas
Tempo estimado de leitura: aproximadamente 5 minutos
Assuntos abordados:
– Banho no bebê
– Banheira ou chuveiro?
– Como medir a temperatura da água
– Uso de cotonete
– Melhor hora do dia pra dar o banho no bebê
Mamães e papais de primeira viagem, tem criança que ama e se acalma com água por aí? A hora do banho é uma das mais esperadas? Vocês sabem qual é a posição correta para segurar os recém-nascidos? Qaundo optar por banheira ou direto no chuveiro? A partir de que idade isso deve mudar? E a temperatura? Qual é a ideal?
Para responder essas e outras questões, o Blog BB Seguros Primeiros Passos conversou com a pediatra do Hospital Brasília Erika Vargas. “O primeiro passo é separar tudo o que precisar antes de iniciar o banho. Na sequência, medir a temperatura da água, o ideal é 36º e 37°. Quem não tiver termômetro próprio para medir a temperatura da água, pode colocar a parte inferior do antebraço e sentir se a água está morna. A temperatura deve se ajustar à estação do ano”, aconselha a pediatra.
Confira 10 dicas para curtir esse momento especial e seguro todos os dias ao lado do seu (sua) pequeno (a):
- Segure o bebê de maneira que ele fique confortável e seguro para não escorregar. A melhor forma é passar o braço esquerdo pelas costas e prender a mão embaixo do bracinho esquerdo, apoiando a cabeça dele em seu antebraço.
- Nos primeiros meses podem ser utilizadas banheiras de plástico.
- Espere até os três meses de idade do bebê para começar a dar banho de chuveiro. Nessa idade ele já sustenta o pescoço.
- Nunca deixe o bebê sozinho na banheira pelo risco de afogamento.
- No banho de chuveiro, tenha cuidado ao segurar o bebê para não escorregar dos seus braços. O ideal é estar sempre sob um piso antiderrapante.
- Proteja a orelhinha do bebê para que a água não entre em contato direto com o ouvido.
- Use os cotonetes para limpar somente as partes externas das orelhas. Não introduzi-los nos ouvidos.
- Opte pelo sabonete infantil suave e, logo após ensaboar, o enxágue. Não há necessidade de demorar.
- Caso entre sabão nos olhos, utilize gaze ou pano limpo, molhado em água filtrada e fervida.
- Apesar de não existir um horário certo, o ideal é dar nos horários mais quentes do dia.
Além dos cuidados com o bebê, os cuidados com a saúde dos papais e mamães devem ser contínuos! Acompanhamento médico é um dos benefícios oferecidos pelo Seguro Pra Vida, da BB Seguros. Clique aqui e saiba mais
Conteúdos relacionados:
Cuidado com a pele no inverno: dicas para evitar o ressecamento
Principais cuidados com o recém-nascido
Amamentação: fissuras e rachaduras não são normais!
Esse conteúdo exclusivo foi produzido a partir de parceria do blog Primeiros Passos com o Espichei, rede materna paterna criada em Brasília e que reúne milhares de famílias em prol de uma maternidade mais consciente, colaborativa e sustentável. Acompanhe esta iniciativa conjunta também nas redes sociais pela hashtag #espicheiprimeirospassos
Gosta deste tipo de conteúdo? Então, assine a newsletter e não perca nenhum texto!
Voltarao Topo