Cuidar

5 dicas para pedalar em segurança com seu filho

Crianças que pedalam desde cedo ganham senso de direção, fortalecem as articulações e reduzem o risco de obesidade

PUBLICADO POR

BB Seguros

quarta-feira junho 8, 2022

COMPARTILHE

Tempo estimado de leitura: aproximadamente 3 minutos

 

 

Assuntos abordados:

– Ciclismo
– Bicicleta

– Benefícios do pedalar

– Desenvolvimento motor
– Itens de segurança
 

É bastante comum ver cenas de pais e filhos pedalando pela cidade, não é mesmo? A paixão pela bicicleta é tanta, que muitos ciclistas buscam passar esse amor para os filhos e filhas, seja pelo bem-estar que o exercício físico provoca, seja pelo desenvolvimento da criança. O design atrativo, pneus coloridos, luzes, buzinas e acessórios entram como um empurrãozinho para despertar essa paixão nos pequenos. Eles cativam a criançada, que adora sair por aí pedalando.

 

O exercício de pedalar ajuda no equilíbrio e no senso de direção desde cedo. Além disso, desenvolver nos seus filhos o hábito de praticar esportes pode evitar problemas de sedentarismo e obesidade quando ele for adolescente e, até mesmo, adulto. Os benefícios da atividade são diversos, como o fortalecimento das articulações, o aumento da capacidade respiratória, o fortalecimento dos ossos, a diminuição da gordura corporal, além do crescimento e fortalecimento natural dos músculos.

 

O seu filho ou sua filha já consegue andar de bicicleta sozinho? Mesmo que de rodinhas, ele ou ela já possui um controle legal sobre a bicicleta infantil? Se a sua resposta a uma dessas perguntas for ‘Sim’, então fique atento a dicas importantes para garantir a segurança nos passeios com o pedal:

 

1 – São elas que ditam o ritmo

 

Não tente apressar a criança. Pense que é um mundo novo para ela. Portanto, são elas que vão ditar o ritmo do passeio.

 

Você pode incentivá-la com palavras de orientação. No entanto, tenha paciência. Logo a agilidade dela vai aumentar.

 

 

2 – Itens de segurança são obrigatórios

 

Ensine o seu filho desde cedo! Para andar de bicicleta são necessários itens de segurança, como o capacete. Dê o exemplo: nunca saia para pedalar sem você também estar com os itens de proteção necessários.

 

 

3 – Não tem problema se a criança ainda usa rodinhas

 

Você pode até não se lembrar, mas provavelmente também utilizou rodinhas por um tempo. Caso o seu filho ou filha ainda esteja aprendendo e não tenha confiança, deixe as rodinhas para o passeio.

 

É seu dever verificar se elas estão bem encaixadas. Prefira rodinhas que sejam de aço, afinal são mais resistentes.

 

 

4 – Pedale ao lado ou atrás da criança

 

Você deverá cuidar de tudo ao seu redor. Portanto, pedale no máximo ao lado da criança. Se possível, deixe ela ir na frente e vá atrás cuidando de tudo.

 

Jamais vá na frente dela! Em alguns segundos muita coisa pode acontecer. Por isso, é essencial que você nunca perca ela do seu campo de visão.

 

 

5 – Confira a bicicleta do seu filho antes de cada passeio

 

Além das rodinhas, também é seu dever verificar se os freios estão funcionando com normalidade e se os pneus estão calibrados de forma adequada.

 

Agora basta colocar essas dicas em prática, criar momentos e memórias em família!

 

Como saber se estou protegido?

 

Você e sua família se sentem seguros em meio a essas e outras tantas recomendações de atividades com os filhos? Responda um teste rápido da BB Seguros para calcular o seu nível de proteção e conferir dicas e soluções para proteger sua família, suas conquistas e seus projetos. Nós podemos ajudar com todo o cuidado e carinho que merecem!

 

 

* Com informações do blog Bike Magazine

 

 

 

Conteúdos relacionados:

 

Meu filho caiu de cabeça no chão, o que devo fazer?

 

A epidemia da obesidade infantil

 

Cartilha traz dicas de adaptações para a chegada do neném

 

 

Esse conteúdo exclusivo foi produzido a partir de parceria do blog Primeiros Passos com o Espichei, rede materna paterna criada em Brasília e que reúne milhares de famílias em prol de uma maternidade mais consciente, colaborativa e sustentável. Acompanhe esta iniciativa conjunta também nas redes sociais pela hashtag #espicheiprimeirospassos

 

Gosta deste tipo de conteúdo? Então, assine a newsletter e não perca nenhum texto!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Voltar
ao Topo