Cuidar

6 dicas para ajudar as crianças a serem mais confiantes

O diferencial está em abastecer os pequenos com mensagens e incentivos de autoconfiança e amor próprio

PUBLICADO POR

BB Seguros

quinta-feira junho 23, 2022

COMPARTILHE

Tempo estimado de leitura: aproximadamente 3 minutos

 

 

Assuntos abordados:

– Confiança

– Encorajamento
– Auto estima
– Auto incentivo
– Motivação

– Independência

 

 

Muito se fala em formar uma sociedade mais forte, produtiva e próspera, mas essa visão não costuma estar conectada à autoconfiança e encorajamento experimentadas pelas novas gerações. As crianças precisam se desenvolver em um ambiente que as motive a serem persistentes, independentes, a respeitarem o próximo, a ousarem e a sonharem – estando preparadas para vencer os desafios do crescimento.

 

Aos pais que desejam cultivar esses valores com seus filhos no dia a dia, o blog Primeiros Passos fez uma curadoria de livros que podem ser ferramentas para ajudar a desenvolver a confiança nos pequenos. As obras indicadas são “Princesas escalam montanhas?”, “Vicente e o dinossauro de um só dente” e “Ninjas cuidam do jardim?”.

 

 

Confira as principais dicas abordadas nestes livros:

 

1. Menos controle, mais suporte

 

Fazer coisas PARA elas pode roubar a oportunidade de se tornar competente. Fazer coisas COM elas, as ensinam como aumentar a confiança.

 

 

2. A perfeição não é o objetivo

 

Resista à tentação de “melhorar” a tarefa delas. A intervenção constante mina a confiança e a impede de aprender por si mesma.

 

 

3. Desde cedo, deixe-a tentar sozinha

 

Controlar a ansiedade não significa abandonar a criança. Se ela está escalando uma estrutura alta no parquinho esteja por perto e pronto para ajudar dizendo “Olhe para você! Eu sabia que conseguiria”, “Preste atenção nos movimentos que está fazendo”.

 

 

4. Ajude a criança a enfrentar desafios

 

Pesquisadores do desenvolvimento emocional chamam isso de “andaime”, a estrutura que  você fornece ao seu filho. Você mostra como fazer algo, sugere estratégias ou simplesmente identifica o desafio. Mostre que a sua ajuda está sempre disponível.

 

 

5. Incentive e ensine auto-incentivo

 

Todos os humanos precisam de encorajamento. Encorajar a criança não apenas a mantém mais positiva e motivada, mas também lhe dá uma voz interior que a ajudará a se encorajar pelo resto da vida.

 

 

6. Ensine ao seu filho mantras

 

Quando as coisas ficarem difíceis, ele sempre irá lembrar de mensagens como “a prática faz o progresso”, “se você não conseguir, tente novamente”, “eu consigo”.

 

 

Assim como a autoconfiança é fundamental para garantir o desenvolvimento emocional das crianças,  contratar um plano de previdência da BB Seguros feito especialmente para elas também é. Conheça o Brasilprev Júnior e ajude seu filho a realizar o sonho de faculdade, uma viagem de intercâmbio ou a abertura de um negócio.  Saiba mais aqui.

 

 

* Com informações da editora Matrescência

 

 

Conteúdos relacionados:

 

A importância do brincar

 

5 dicas para ajudar as crianças a perderem o medo de tomar vacina

 

O primeiro dente de leite caiu e agora?

 

 

 

Esse conteúdo exclusivo foi produzido a partir de parceria do blog Primeiros Passos com o Espichei, rede materna paterna criada em Brasília e que reúne milhares de famílias em prol de uma maternidade mais consciente, colaborativa e sustentável. Acompanhe esta iniciativa conjunta também nas redes sociais pela hashtag #espicheiprimeirospassos

 

Gosta deste tipo de conteúdo? Então, assine a newsletter e não perca nenhum texto!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Voltar
ao Topo