Cuidar

7 pontos importantes sobre a menstruação irregular

Reunimos as principais informações do assunto neste curto guia que a fará entender mais sobre o tema, incluindo as possíveis causas e os seus respectivos tratamentos.

PUBLICADO POR

BB Seguros

terça-feira abril 13, 2021

COMPARTILHE

Tempo estimado de leitura: 7 minutos e 30 segundos.

 

Assuntos abordados:

 

1 – O que são ciclos menstruais?

2 – O que é menstruação e quando ela é normal?

3 – Quais são os tipos de menstruação irregular?

4 – O que causa a menstruação irregular?

5 – Existe tratamento para a menstruação irregular?

6 – A menstruação irregular causa doenças?

7 – Um ciclo irregular é indício de infertilidade?

 

 

Sustos com alterações na menstruação são frequentes, seja entre as mulheres que desejam engravidar, seja entre as que não planejam ter filhos. Mas, afinal, o que causa essas inconstâncias?

 

O ginecologista da Maternidade Brasília, Marcus Vinícius de Paula, explica: “É importante frisar que a menstruação irregular não é a doença em si, e, sim, um sintoma. Ela surge a partir de alterações hormonais, cujas origens são diversas. Por isso, é importante entender o que está provocando isso a fim de detectar o que desencadeia essa irregularidade no período menstrual”.

 

Este curto guia traz sete perguntas e respostas para você refletir e entender mais sobre o tema, incluindo as possíveis causas e os seus respectivos tratamentos.

 

 

1 – O que são ciclos menstruais?

 

Os ciclos menstruais começam na adolescência, representando a transição da infância para a vida adulta, e terminam na menopausa. O cérebro age regularmente sobre os ovários, os quais, por sua vez, influenciam no útero e em outros órgãos, formando, assim, o ciclo menstrual.

 

A duração de um ciclo normal é de 28 dias em média, variando entre 21 e 35 dias, e equivale ao período que vai do primeiro dia da menstruação até o último antes da próxima ocorrência. O primeiro dia do ciclo menstrual é quando se inicia o sangramento, e não quando ocorre o escape, um corrimento amarronzado que, às vezes, antecede a menstruação.

 

“Se, por dois ciclos consecutivos, houver alteração nesse padrão, é preciso procurar um médico para investigar o motivo da irregularidade”, pondera o ginecologista.

 

 

2 – O que é menstruação e quando ela é normal?

 

“Quando não há fecundação dos óvulos, a parede interna do útero, que foi preparada para receber o embrião, chamada de endométrio, descama e se desprende, provocando o sangramento que, em conjunto com estas células, damos o nome de menstruação”, explica Marcus Vinícius.

 

A menstruação considerada normal dura entre 2 e 8 dias, com um intervalo de 21 a 35 dias entre os ciclos, sendo mais irregular na adolescência. O volume de sangue é de 5 a 80 ml por período.

 

 

3 – Quais são os tipos de menstruação irregular?

 

Não é só o atraso que caracteriza uma menstruação irregular. Existem diversas alterações, como:

 

– Aumento do volume sanguíneo e da duração da menstruação.

– Aumento do fluxo, mas com intervalos regulares.

– Ausência de menstruação por pelo menos três meses.

– Sangramentos irregulares com fluxo aumentado.

– Menstruações pouco frequentes e/ou escassas (quando o tempo entre os ciclos é, geralmente, maior que 35 dias).

 

 

 

4 – O que causa a menstruação irregular?

 

Como pontuado pelo ginecologista da Maternidade Brasília, a menstruação irregular é o sintoma de que existem alterações hormonais provocadas por algum fator. Os principais são:

 

> Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

 

A SOP consiste na síndrome de anovulação crônica, que tem como um dos sintomas a presença de cistos nos ovários, influenciando na ovulação, e pode ou não estar associada à infertilidade. A doença atinge 10% das mulheres em idade fértil.

 

> Estresse

 

Quando a mulher está em uma situação estressante, o nível de estrogênio diminui. Ele é o principal hormônio sexual feminino, sendo responsável também pelo controle do ciclo menstrual. A queda no nível de estrogênio acontece porque o estresse estimula a produção dos hormônios cortisol e adrenalina.

 

> Remédios

 

Anticoncepcionais orais tomados incorretamente, pílulas do dia seguinte e remédios que atuam no sistema nervoso, como ansiolíticos e antidepressivos, costumam desregular o ciclo menstrual, pois agem nos mesmos receptores cerebrais dos hormônios que fazem o controle.

 

> Doenças

 

“Algumas doenças, como tumores na hipófise, hipotireoidismo e anorexia eventualmente causam o mesmo efeito do balanço hormonal no organismo. Esse descontrole pode alterar os ciclos menstruais”, relata o médico.

 

> Atividade física intensa

 

Superatletas tendem a apresentar uma menstruação irregular. Isso porque, embora seja excelente para a saúde e o bem-estar, o exercício físico também diminui o nível de estrogênio quando praticado em excesso.

 

> Gravidez e amamentação

 

A gravidez é a principal causa da falta de menstruação, explicada pelas alterações hormonais necessárias para gerar o bebê. Na amamentação após o parto, essa ausência persiste, pois também são produzidos hormônios como a prolactina, que interferem no recrutamento dos folículos. No entanto, vale frisar que isso não impede a gravidez de uma mulher.

 

 

5 – Existe tratamento para a menstruação irregular?

 

Caso não seja causada por puberdade ou menopausa, é preciso investigar primeiro qual o motivo para depois iniciar um possível tratamento. As possibilidades vão desde a mudança de anticoncepcional até a cirurgia, passando por alterações no estilo de vida a fim de diminuir o estresse.

 

 

6 – A menstruação irregular causa doenças?

 

Algumas condições influenciam nas alterações do ciclo menstrual: “Por exemplo, o fluxo menstrual intenso pode levar à deficiência de ferro e anemia”, pontua o ginecologista. Por isso, procurar um especialista é fundamental.

 

 

7 – Um ciclo irregular é indício de infertilidade?

 

Não, mas eventualmente implica em uma maior dificuldade de engravidar.

 

“Um dos desafios é prever o dia exato da ovulação e do período fértil, o que leva muitas mulheres a achar que são estéreis. Outro problema é que atrasos na menstruação nem sempre são indicativos de gravidez nestes casos”, conta o ginecologista.

 

Caso as alterações se repitam por mais de dois ciclos, é importante procurar um especialista para realizar a investigação o quanto antes. Assim, é possível atingir o seu objetivo, seja ele evitar uma gravidez, seja planejá-la.

 

 

Cuide da sua saúde com o Seguro pra Vida, da BB Seguros. Contratando os planos Vida Plena ou Vida Total, você tem direito à realização de check-up, orientação nutricional, orientação psicológica e outros benefícios. Acesse https://bbsegurosprimeirospassos.com.br/nossas-solucoes/seguro-de-vida e saiba mais.

 

 

Gosta do nosso conteúdo? Aqui no site, você encontra esses e outros temas para muni-la de informação e conhecimento. Basta dar uma navegada nos temas Planejamento familiar, Gravidez, Dicas e cuidados, e Infância e educação. Aproveite e assine a newsletter para não perder mais nenhum texto!

 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Voltar
ao Topo