8 filmes que ensinam a criança a lidar com as emoções
Narrativas estimulam a importância de reconhecer, identificar e colocar em prática a reflexão sobre os sentimentos
Tempo estimado de leitura: aproximadamente 4 minutos
Assuntos abordados:
- Filmes
- Emoções
- Ansiedade
- Medo
- Saudade
- Tristeza
- Culpa
- Desenvolvimento emocional
- Psicologia infantil
- Fatores comportamentais
Assistir filmes em família pode ser um momento que vai muito além do entretenimento. Pode ser uma oportunidade de estimular a criança a lidar com os sentimentos por meio das experiências retratadas nas telas, onde elas observam a expressão dos personagens, compreendem de que forma eles lidaram com a situação – podendo, lá na frente, replicar essa experiência de forma mais empática.
Que tal aprofundar o conhecimento sobre os sentimentos com as 8 sugestões de filmes do Blog BB Seguros Primeiros Passos? A seguir:
O Rei Leão – O pequeno Simba sonha em ser Rei, se frustra e se culpa pela morte de seu pai, mas conta com os amigos para aprender a enfrentar desilusões e decidir o próprio destino.
Divertida Mente – A pequena Riley é obrigada a mudar de cidade com os pais. O processo de adaptação de vida nova conta com a ajuda de cinco personagens: ira, tristeza, nojo, medo e alegria, que remetem à importância das memórias.
Como treinar seu dragão 3 – A força de amizade e a insegurança são abordadas. Quando se é diferente do grupo, é difícil confiar em si mesmo e o desajeitado Soluço sabe disso. Sensível demais para enfrentar os dragões que sua tribo caça, ele se torna amigo das criaturas e muda o destino de seu povo.
Dois irmãos: uma jornada fantástica O enredo é baseado na saudade dos irmãos que perderam o pai e o querem trazer de volta à vida por um dia.
Tito e os pássaros – Uma doença conhecida como “surto” se espalha e transforma as pessoas em pedra. Tito e seus amigos precisam vencer os próprios temores através da união e do companheirismo para encontrar uma cura.
Frozen – A personagem Elsa abandona o castelo de gelo e aprende a lidar com a intensidade dos próprios sentimentos, inclusive o medo, com o apoio da irmã.
Procurando Nemo – A reflexão é sobre a paciência (ou a falta de). Se Nemo tivesse sido prudente, não teria sido capturado em um aquário e Marlin não precisaria cruzar um oceano para salvá-lo. Encontra-se o equilíbrio com o pai lidando com a superproteção e o peixinho com a impulsividade.
Nanny McPhee – Nesse filme as crianças aprendem a reconhecer o valor da amizade, do trabalho em equipe, da coragem, do perdão e da família.
Você se sente seguro? Faça um teste rápido oferecido pela BB Seguros e descubra seu nível de proteção pessoal, da sua família e de suas conquistas. São poucos minutos e você pode se surpreender!
Com informações da Revista Crescer
Confira também:
Práticas destinadas à redução da ansiedade
O natal no imaginário das nossas crianças
Esse conteúdo exclusivo foi produzido a partir de parceria do blog Primeiros Passos com o Espichei, rede materna paterna criada em Brasília e que reúne milhares de famílias em prol de uma maternidade mais consciente, colaborativa e sustentável. Acompanhe esta iniciativa conjunta também nas redes sociais pela hashtag #espicheiprimeirospassos
Gosta deste tipo de conteúdo? Então, assine a newsletter e não perca nenhum texto!
Voltarao Topo