Cuidar

A importância da higiene bucal do bebê

A limpeza correta da boca do bebê desde cedo evita o surgimento de cáries e outras doenças bucais. Saiba quando começar e como higienizá-la corretamente

PUBLICADO POR

BB Seguros

sábado março 27, 2021

COMPARTILHE

A higiene bucal do bebê é um tema que suscita muitas dúvidas. É comum que mães, pais e cuidadores fiquem inseguros sobre quando devem começar a higiene da boca do bebê e sobre a forma correta de realizar o procedimento.

 

Conhecer a abordagem correta da higiene bucal em cada estágio de desenvolvimento de bebê ajuda a ter a certeza de ele está recebendo os melhores cuidados possíveis. Por isso, confira quais são os cuidados mais eficazes e o que evitar para garantir a saúde bucal dos pequenos:

 

 

1 – Quando iniciar a higienização bucal do bebê?

2 – Como higienizar a boca do bebê?

3 – Quando começar a usar fio dental?

4 – Qual escova de dentes usar?

5 – Que pasta de dente usar? E em que quantidade?

6 – O que acontece se eu não higienizar a boca do bebê?

7 – Quando devo levar o bebê ao odontopediatra?

 

 

1 – Quando iniciar a higienização bucal do bebê?

Para a Associação Brasileira de Odontopediatria, a higienização bucal do bebê deve ser iniciada com o rompimento do primeiro dente. No entanto, o Ministério da Saúde orienta os pais a iniciarem a limpeza antes mesmo do nascimento dos dentes. Qual recomendação, então, deve ser seguida?

 

“Em bebês que mamam exclusivamente no peito, a higiene pode ser feita assim que surge o primeiro dentinho, por volta dos seis meses. O leite materno possui em sua composição algumas propriedades que impedem o surgimento de bactérias causadoras da cárie e preservam a saúde da boca”, explica a pediatra da Maternidade Brasília, Juliana Sobral.

 

Em bebês que tomam fórmulas lácteas, a orientação é de que a gengiva seja higienizada antes mesmo de os dentes nascerem, já que eles “tendem a ter a saliva mais ácida, o que pode prejudicar a saúde bucal”, conta a médica. Para a higienização da boca destes bebês, os pais/cuidadores podem usar uma gaze molhada. “Mas é importante não friccionar demais, para que não haja lesão. Também é preciso que a água seja filtrada e que o tecido em contato com a gengiva esteja limpo, para evitar contaminação”, alerta.

 

2 – Como higienizar a boca do bebê?

O adulto deve segurar o bebê de costas para higienizar sua boca. A escova deve fazer movimentos circulares nas partes frontal e traseira. Não é preciso enxaguar com água. Se o bebê tiver curiosidade em pegar a escova de dente, deixe que ele a segure após a higienização, para que se familiarize com o objeto.

 

Para bebês em aleitamento exclusivo (seja leite materno ou fórmula), é recomendada a higienização duas vezes ao dia. Com a introdução alimentar, a limpeza deve ser feita após as refeições.

 

 

3 – Quando começar a usar fio dental?

Se os dentes estiverem encostando um no outro, é hora de usar fio dental uma vez ao dia.

 

 

4 – Qual escova de dentes usar?

Geralmente, o rótulo da escova informa a faixa etária recomendada. O ideal é que as pontas sejam arredondadas, para evitar lesões.

 

5 – Que pasta de dente usar? E em que quantidade?

Diferente do que muitos pensam, a pasta de dente deve, sim, conter flúor, já que a substância é importante para prevenir o surgimento da cárie. No entanto, deve-se aplicar apenas uma quantidade de pasta equivalente a um grão cru de arroz em cada escovação. Desse modo, a ingestão não fará mal ao bebê.

 

 

6 – O que acontece se eu não higienizar a boca do bebê?

A boca mal higienizada abre espaço para bactérias e o bebê pode desenvolver a chamada “cárie de mamadeira”, problema dentário infantil muito comum. A cárie ocorre por conta do acúmulo de líquidos que contêm açúcar, como leite e sucos de frutas.

 

Assim como a cárie em adultos, ela provoca dor. No caso dos bebês, o sintoma pode ter consequências mais graves, já que prejudica as refeições, além de provocar distúrbios no sono e baixo peso. Em situações extremas, a cárie pode destruir completamente a coroa dentária. O bebê também pode manifestar outras doenças bucais, como candidíase (sapinho) e gengivite, que podem levar à perda precoce de dentes se não forem tratadas adequadamente.

 

 

7 – Quando devo levar o bebê ao odontopediatra?

“A ida ao consultório do odontopediatra deve acontecer quando o primeiro dente despontar”, alerta a pediatra da Maternidade Brasília. Dessa forma, será possível acompanhar seu desenvolvimento dentário e bucal, e prevenir problemas dentais.  

 

A BB Seguros possui planos odontológicos específicos para cuidar da saúde bucal dos pequenos. Os planos Dente de Leite (0 a 7 anos) e Dental Júnior (8 a 16 anos) contam com uma equipe de especialistas em odontopediatria para ajudar na introdução aos cuidados bucais diários da criança, além de uma extensa cobertura incluindo aplicação de flúor, emergência, cirurgias e outros cuidados.

 

 

Gostou das informações? Assine a nossa newsletter e receba semanalmente osArtigos

conteúdos que preparamos especialmente para você!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Voltar
ao Topo