Exame preventivo e o poder de evitar um câncer
O câncer do colo uterino é uma doença silenciosa e normalmente o diagnóstico é feito em uma fase avançada. Entenda a importância do exame periódico para a saúde da mulher.
O câncer do colo uterino é uma doença silenciosa e normalmente o diagnóstico é feito em uma fase avançada. O grande responsável pela doença é o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano). Esse vírus é transmitido pelo contato sexual e desencadeia o câncer de colo uterino. Quando as alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas, é possível prevenir 100% dos casos, por isso é muito importante que as mulheres façam o exame preventivo regularmente.
Como é o diagnóstico de HPV?
O diagnóstico do HPV é atualmente realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais, e a realização do exame de prevenção deve ser feita anualmente por um médico ginecologista.
Saiba o que um caroço na mama pode indicar
Como é a prevenção?
A forma ideal de prevenção desse câncer passa, obrigatoriamente, por duas ações simples que podem impedir o surgimento dessa doença. São elas:
• Vacina contra o HPV;
• Realização do exame de Papanicolau.
A vacina deve ser aplicada principalmente em meninas entre 9 a 15 anos. Já o rastreamento e prevenção das mulheres sexualmente ativas deve ser através da realização do exame de Papanicolau (citologia oncótica), que consegue detectar as lesões que podem evoluir para o câncer do colo do útero.
Infecção sexualmente transmissível: o que causa e como prevenir
O acompanhamento médico é fundamental para detectar a doença precocemente. Marque sua consulta anualmente e cuide de sua saúde! A parceira BB Seguros, pensando no cuidado em vida, possui um seguros com uma série de assistências e coberturas pensadas, também, em doenças graves.
Voltarao Topo