O primeiro dente de leite caiu e agora?
Encarar de forma lúdica e intensificar os cuidados com a higiene bucal são os primeiros passos para essa nova etapa na vida da criança
Tempo estimado de leitura: aproximadamente 3 minutos
Assuntos abordados:
– Dente de leite
– Lenda da Fada do Dente
– Quando levar meu filho ao dentista
– Higiene bucal
A fada do dente chegou na casa da Ceci, mais precisamente na noite de 19 de fevereiro de 2022. O primeiro dente de lei caiu quando ela tinha cinco aninhos. Sua mãe, Gisele Padovan, que é fundadora do Espichei, fez questão de registrar o momento com a passagem da Fada do Dente.
“Foi um momento muito lúdico. Ela se preparou, ficava imaginando como seria a fada. Eu então fiz uma cartinha, imprimi, coloquei embaixo do travesseiro com as moedinhas”, relembra. No texto dizia que “quanto mais escovar cada dentinho, mais uma estrelinha vai brilhar no céu”.
Gisele conta que a filha estava ansiosa por esse momento. “Ela acordou eufórica, ligamos para toda a família e coincidentemente eles alimentaram a história da fada”. Dias depois, Gisele foi surpreendida por uma pergunta da filha: “Então quer dizer que as estrelas no céu são dentinhos? Elas são muito pequenininhas e por isso temos que escovar muito para brilhar?”. Foi então que Gisele decidiu colocar a cartinha no espelho do banheiro. “Além do lúdico, o momento chega para reforçar a questão da higiene, então todo esse contexto foi bem legal”, finaliza.
Diz a lenda que quando uma criança perde um dente de leite, ela deve colocá-lo embaixo do travesseiro antes de dormir para receber, durante a madrugada, a visita da fada, que leva o dente e deixa um presente ou uma moeda em troca.
Em muitas famílias, valorizar esse momento é relevante. “A lenda tem uma simbologia imensa para as crianças em idade de troca dos dentes de leite, que representa um marco no desenvolvimento. O conto da personagem é acompanhado de benefícios, favorece a imaginação e a criatividade, além de driblar a ansiedade que aparece quando os dentes amolecem”, aconselha a mãe Alinne Oliveira, em sua coluna no blog Os Papparazzi.
Alinne esclarece dúvidas que compartilhamos a seguir:
– O primeiro dente de leite da criança cai em torno dos seis anos de idade, geralmente o que cai primeiro é o incisivo central inferior, na parte debaixo da boca;
– O dente de leite tem raiz e quando os definitivos começam a surgir, as raízes dos dentes de leite são absorvidas. Dentistas explicam que esse é o motivo deles amolecerem;
– Dependendo da forma como é retirado, manipulado e armazenado, o dente pode servir para pesquisas sobre células-tronco;
– Se os dentes permanentes já estão apontando e os de leite insistem em ficar firmes na boca, talvez seja a hora de levar seu(ua) filho(a) a um odontopediatra para avaliar o que pode ser feito. Embora não seja um problema sério, a retenção prolongada pode causar desconforto e até inflamação.
– Sugestão de três vídeos que retratam de forma bem divertida a Fada do Dente: Canal infantil no YouTube, Maria Clara e JP, O Diário de Mika e o Dente de Leite e Peppa Pig e A Fada do Dente.
Você sabia?
A BB Seguros oferece um plano exclusivo para crianças de 0 a 7 anos, o Plano Dente de Leite. Clique aqui e acesse as melhores soluções para cuidar do sorriso da sua família!
Conteúdos relacionados:
#BB Primeiros Passos Indica: 4 livros sobre higiene bucal
Cuidados com a saúde bucal infantil em tempos de pandemia
Quando começar a me preocupar com a saúde bucal do meu filho?
Aprenda a cuidar do seu sorriso com a BB Dental
Esse conteúdo exclusivo foi produzido a partir de parceria do blog Primeiros Passos com o Espichei, rede materna paterna criada em Brasília e que reúne milhares de famílias em prol de uma maternidade mais consciente, colaborativa e sustentável. Acompanhe esta iniciativa conjunta também nas redes sociais pela hashtag #espicheiprimeirospassos
Gosta deste tipo de conteúdo? Então, assine a newsletter e não perca nenhum texto!
Voltarao Topo