‘O segredo é não buscar a perfeição’, defendem as mães
No Mês Delas, a BB Seguros ouviu mulheres que buscam encarar a maternidade de forma descomplicada e mais intuitiva
Tempo estimado de leitura: aproximadamente 5 minutos
Assuntos abordados:
- Dia das Mães
- Mês das Mães
- Maternidade descomplicada
- Maternidade intuitiva
- Maternidade sem rótulos
A experiência da maternidade ganha uma nova perspectiva, fruto do questionamento e da decisão de cada vez mais mulheres que buscam imprimir sua própria personalidade a ela. A demanda desse precioso grupo da sociedade é por uma maternidade livre de rótulos e de julgamentos, por um maternar que valoriza a intuição, a vivência e a simplicidade, seja lá qual for o significado delas para cada mãe e família. Quanto mais legítima for essa maternidade, mais ela transforma, mais ela exalta o feminino, mais ela acolhe os erros, acertos, aprendizados e vitórias.
“Precisamos aceitar que o perfeito da vida é confiar no processo. Gosto dos padrões, não acho ruim eles existirem. Devem funcionar com muita gente e, por isso, são repetidos. Mas também gosto das exceções! Elas dosam a rotina e nos libertam da paranóia. Tudo bem se um dia ou outro não for como esperamos. Deixar fluir, julgar menos e confiar são exercícios poderosos nesse caminho”, revela a empreendedora Camila Sallaberry, mãe da Ana e da Clara.
Assim como a Camila, o blog BB Seguros Primeiros Passos dá voz a outras mães com diferentes perfis que decidiram ressignificar sua jornada e contam sua vivência:
“Maternar é se entregar e se jogar sem olhar pra trás, é conhecer o amor mais puro que existe nesse mundo. É tentativa e erro. É saber que tudo passa, mesmo naquelas horas que estamos exaustas. E vou te dizer: quando lembramos que aquele sorrisinho está nos esperando, temos certeza que vai dar certo.” Maira Esteves, mãe da Liz e do Pedro.
“Desafios sempre vão existir, assim como os momentos tensos e tristes. Mas vou te dizer: as alegrias e as recompensas superam todos eles. O segredo é não buscar a perfeição. Vamos errar sim, mas sempre tentando acertar para criar filhos humanos, solidários, gentis e responsáveis.” Priscila Franco, mãe da Beatriz, Bianca, Isabella e Arthur.
“Ser mãe é um sonho realizado. É o significado do amor real de Deus. O que importa é poder sair para trabalhar e saber que eles estão bem. A gente passa a dar muito mais valor em voltar para casa todos os dias. Sei que vou acertar e errar todos os dias, mas sempre amando e fazendo o meu melhor.” Luciana Oliveira, mãe da Liz e do Luca.
Natália de Souza Zufelato, mãe da Rafaela e da Julia.
Crédito: Arquivo Espichei
“A maternidade é cheia de desafios e transformações, mas também de recompensas. Sou única e sou muitas, mas sou uma mãe real, daquelas que se doam o tempo inteiro, que são livres para fazer suas escolhas e que tem um único objetivo: dar o melhor para seus filhos”. Natália de Souza Zufelato, mãe da Rafaela e da Julia.
“Não existe um manual para ser mãe. Estou em constante transformação e aprendizado, me reinvento a cada dia. Se cada filho é único, toda mãe também é. Por isso, devemos lutar sempre pelo respeito às individualidades e pela construção de um mundo mais inclusivo”. Tatiana Siqueira de Amorim, mãe do Vicente e da Laura.
“A maternidade é algo tão intenso que todos os dias tem um significado diferente. É amar sem medidas. É um amor nunca antes experimentado. Seja a mãe que você quiser ser e acredite sempre nas suas intuições. Esse é o melhor caminho para uma maternidade mais leve e divertida”. Gisele Padovan, mãe da Cecília.
Seu jeito de maternar
Maternidade não se compara, cada mãe escolhe a sua maneira! Assim como a decisão de qual caminho seguir na maternidade, o futuro é um papel em branco e você pode ajudar o seu filho a desenhá-lo. Contribua desde os primeiros dias de vida para um futuro promissor, fazendo uma reserva para os pequenos com um Plano de Previdência Brasilprev Júnior. Você escolher o valor que cabe no seu bolso. Saiba mais aqui.
Conteúdos relacionados:
Esse conteúdo exclusivo foi produzido a partir de parceria do blog Primeiros Passos com o Espichei, rede materna paterna criada em Brasília e que reúne milhares de famílias em prol de uma maternidade mais consciente, colaborativa e sustentável. Acompanhe esta iniciativa conjunta também nas redes sociais pela hashtag #espicheiprimeirospassos
Gosta deste tipo de conteúdo? Então, assine a newsletter e não perca nenhum texto!
Foto da Capa: Priscila Franco com o seu quarteto.
Crédito: Arquivo Espichei
Voltarao Topo