Cuidar

Por que levar a criança ao dentista?

Quanto mais cedo iniciar os cuidados e a prevenção, maiores serão as chances de evitar cáries, mau hálito e outras obstruções

PUBLICADO POR

BB Seguros

segunda-feira maio 16, 2022

COMPARTILHE

Tempo estimado de leitura: aproximadamente 5 minutos

 

Assuntos abordados:

 

  • Primeira infância
  • Problemas de saúde bucal
  • A importância de ir ao dentista
  • Planos odontológicos

 

 

A maior parte das causas do mau hálito nas crianças está associada a problemas bucais. Apesar de parecer algo inofensivo, no longo prazo esse quadro pode resultar em outros problemas na cavidade bucal do pequeno. Se for de origem dentária, por exemplo, pode comprometer a mastigação, gerando dor ou desconforto à criança. Já quando não é identificado problema bucal causador do mau hálito, o encaminhamento é o pediatra.

 

Devido às restrições e ao isolamento social, durante a pandemia do coronavírus – mais especificamente a partir de abril de 2020 – houve uma redução de 88% nos atendimentos odontológicos realizados em crianças, conforme aponta estudo publicado na revista International Journal of Pediatric Dentistry. Com a retomada das atividades, fica também o alerta para que esse acompanhamento volte a ser uma prioridade.

 

O primeiro passo a ser dado por quem precisa de cuidado em saúde bucal é buscar o atendimento odontológico. Essa iniciativa deve partir dos pais ou dos responsáveis, uma vez que a boa higiene contribui para diminuir o risco de desenvolvimento de problemas de saúde na boca e nos dentes. E você, sabe quais são eles?

 

Com a ajuda do Ministério da Saúde, o blog BB Primeiros Passos fez um levantamento que serve de alerta para os pais:

 

  • Cárie: É uma das doenças bucais mais comuns no mundo. Caracteriza-se pela destruição das estruturas calcificadas dos dentes (esmalte, dentina e cemento). A cárie é silenciosa e causa destruição progressiva dos dentes. É provocada pelos ácidos produzidos pelas bactérias da placa bacteriana quando ingerimos açúcar com frequência. Pode causar dor e desconforto.

 

  • Placa bacteriana: Também denominada de biofilme dental pelos profissionais de odontologia, a placa bacteriana é uma película viscosa e incolor formada por bactérias e restos alimentares acumulados na superfície dos dentes e na gengiva. Ela se desenvolve mais rápido com a ingestão frequente de açúcares. Se não for removida, pode causar cáries, cálculo dentário, doenças da gengiva e mau hálito.

 

  • Gengivite: Causada pelo acúmulo de placa bacteriana. A doença começa com a inflamação da gengiva. Inicialmente, nota-se que a gengiva sangra e a pessoa sente gosto de sangue. Quando isso ocorre, não se deve parar de escovar os dentes nas partes próximas da gengiva, pois a situação piora quando se faz isso. O que se deve fazer é melhorar a escovação dos dentes e o uso do fio dental. Lembre-se: gengiva sadia não sangra!

 

  • Traumatismo dentário: Ocasionado principalmente por forte impacto na superfície dos dentes, como por exemplo no caso de quedas, pode acarretar desde pequenas fraturas até a avulsão do dente, ou seja, a completa saída do dente dos tecidos de suporte. O uso de equipamentos de proteção na prática de esportes ou outras atividades que podem gerar risco de impactos na região da boca é uma forma de evitar o trauma dental.

 

  • Má oclusão: Posicionamento irregular de dentes ou da maxila e mandíbula, acarretando desde problemas estéticos até problemas funcionais e de fala.

 

  • Mau hálito: Apresenta várias causas, desde a falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental, a problemas gástricos e outros problemas sistêmicos. Por isso, é importante procurar um profissional para investigar a causa e tratá-la.

 

 

 

A BB Seguros se importa com o sorriso e a saúde do seu filho! Os planos Dente de Leite (0 a 7 anos) e Dental Júnior (8 a 16 anos) oferecem uma equipe de especialistas em odontopediatria para ajudar na introdução aos cuidados bucais do seu filho, além de extensa cobertura incluindo aplicação de flúor, emergência, cirurgias e outros cuidados. Confira os benefícios!

 

*Fontes consultadas: Ministério da Saúde

 

Conteúdos relacionados:
Troca de dentes e escovação na primeira infância

 

Cuidados com a saúde bucal infantil em tempos de pandemia

 

Quando começar a me preocupar com a saúde bucal do meu filho?

 

Aprenda a cuidar do seu sorriso com a BB Dental

 

Esse conteúdo exclusivo foi produzido a partir de parceria do blog Primeiros Passos com o Espichei, rede materna paterna criada em Brasília e que reúne milhares de famílias em prol de uma maternidade mais consciente, colaborativa e sustentável. Acompanhe esta iniciativa conjunta também nas redes sociais pela hashtag #espicheiprimeirospassos

 

Gosta deste tipo de conteúdo? Então, assine a newsletter e não perca nenhum texto!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Voltar
ao Topo