Você tem avaliado seus hábitos?
A grande maioria de nós, em algum momento, já decidiu adotar ou mudar algum hábito. Uma das características humanas é o desejo constante de progresso, e os hábitos são um caminho para chegar lá.
Hábitos podem ser definidos como ações realizadas sem muito esforço consciente e podem ser grandes impulsionadores para mudanças positivas em nosso comportamento. No best seller “O Poder do Hábito”, o escritor Charles Duhigg afirma que cerca de 40% de nossas ações diárias habituais são inconscientes. Se por um lado pode ser útil não precisar pensar muito para executar tarefas simples como escovar os dentes, fazer café ou dirigir, não ter consciência de como nossas ações afetam nossa rotina pode influenciar negativamente a nossa qualidade de vida. O grande segredo é transformar hábitos em grandes aliados.
Construindo bons hábitos
O primeiro passo é escolher um hábito que você deseja melhorar, e aqui vale começar um bom hábito ou eliminar um negativo. Essa etapa requer uma auto-avaliação: o que está funcionando em sua vida? Onde é possível se aprimorar? Quais comportamentos não têm funcionado? Completada essa etapa, é hora de começar o processo de transformação.
Consumo consciente e planejado: dicas para se dar bem
Como autocontrole é um recurso escasso, boa parte dos especialistas em formação de hábitos sugere procurar substituir hábitos negativos por positivos, com isso o processo se torna mais prazeroso. B.J.Fogg, fundador do laboratório de design comportamental da universidade de Stanford, afirma que novos hábitos se formam com mais facilidade quando associados a emoções positivas. Em seu livro Micro-hábitos, enfatiza: “emoções criam hábitos. Não repetição. Não frequência. Não mágica. E, sim, emoções”.
Pronto para começar?
Seguindo a inspiração da nova ciência do comportamento e tomada de decisão, listamos aqui pequenas estratégias que podem ajudar:
1. Evite o julgamento: seres humanos são naturalmente imperfeitos, aproveite o processo e veja sua evolução acontecendo.
2. Quebre seus hábitos em micro-hábitos: procure se concentrar em pequenas coisas que ao longo do tempo trazem grandes benefícios
3. Aceite os erros: nem sempre as coisas saem como planejado, o importante é transformá-las em oportunidade de aprendizado.
Saúde física e emocional: 3 dicas para o seu bem-estar
4. Faça uso de lembretes e gatilhos: faça anotações em post-its, use alarmes de celular ou aplicativos para manter suas decisões sempre no topo de sua mente.
5. Não esqueça de celebrar: a cada progresso, procure comemorar as conquistas e, sempre que possível, escolha pequenas recompensas que alimentem sensações positivas.
6. E o mais importante: divirta-se.
Comece agora: você não precisa esperar uma data especial, todo processo de transformação pode começar com uma simples decisão.
E ai? Como estão seus hábitos? Compartilha com a gente nos comentários.
Voltarao Topo