“Ofertas imperdíveis”? Como frear a impulsividade
Quando as ofertas imperdíveis enchem os olhos, o que pode parecer vantagem se torna motivo para impulsividade e gastos desnecessários.
Tempo estimado de leitura: aproximadamente 5 minutos
Assuntos abordados:
– O perigo da impulsividade
– Como resistir a ofertas imperdíveis
– Emoções e dinheiro
Quem nunca se deparou com aquela oferta imperdível que todo mundo estava falando e você não poderia ficar de fora? Ou mesmo aquela compra inusitada quando você nem precisava daquele produto, mas o desconto te encheu os olhos.
Entre esses e outros casos, o que pode parecer vantagem num primeiro momento é, muitas vezes, motivo de frustração e culpa por gastos impulsivos e desnecessários. A essas ofertas imperdíveis, que ninguém pode ficar de fora, atribuímos o mal da impulsividade. Quando a vontade de comprar é maior do que tudo e não se ponderam os efeitos daquele gasto.
O que é compra impulsiva?
Sabe aquela comprinha, aparentemente inofensiva, que fazemos sem pensar tanto? Quando não há planejamento, mas a compra é efetuada na tentação de adquirir tal produto ou fazer parte de um momento. A isso damos o nome de compra impulsiva.
Nesse tipo de compra, a pessoa tende a tomar a decisão sem pensar muito nas consequências que isso terá para o bolso e para a própria necessidade. O que, num primeiro momento, pode até resolver a sensação de emergência, na verdade, é um vilão para o planejamento financeiro e, certamente, para o seu bolso.
Perigos da compra impulsiva
Comprar por impulsividade ou cair na tentação das ofertas imperdíveis pode trazer diversos malefícios para a sua estabilidade financeira e para o seu estado emocional. Se o endividamento por si só já é um grande problema, é preciso pensar nas outras consequências não tão aparentes para esse caso.
Por exemplo, quando nos acostumamos a comprar sem planejamento, cria-se o hábito de gastar por impulso e o seu efeito é o descontrole financeiro. Quando não há uma organização do dinheiro, tampouco uma gestão financeira da própria renda, é possível que todo o seu planejamento vá por água abaixo e falte dinheiro em momentos de necessidade ou de imprevistos.
Algumas dicas para evitar a compra impulsiva:
- Crie um planejamento financeiro;
- Estabeleça necessidades, metas e sonhos;
- Compare e pesquise antes de finalizar a compra;
- Procure opções de desconto ou cupons;
- Evite cartão de crédito e compras parceladas;
- Encontre formas mais saudáveis de lidar com as frustrações.
Uma falsa terapia
Quando estamos em momentos desconfortáveis, o nosso instinto tende a procurar e incentivar tudo aquilo que possa nos trazer alívio e felicidade. O que pode ser uma boa prática acaba se tornando um hábito perigoso quando não é acompanhado de intenções efetivas.
Para evitar tratar as compras como uma espécie de terapia alternativa, é essencial desenvolver autocontrole e praticar o autoconhecimento. Assim, fica bem mais fácil de reconhecer quais são os seus momentos de gatilho e como esses acompanham a impulsividade nas ofertas imperdíveis.
É certo que a busca por uma vida mais centrada e uma maior inteligência emocional não é nada fácil. Cercados de momentos estressantes e situações de angústia, somos ensinados a resolver os problemas emocionais com paliativos.
Práticas regulares de exercício físico, dormir bem e meditação podem ser úteis para o autocontrole. Para isso, a BB Seguros garante aos seus clientes serviços e assistências para quem precisa dessa rede de apoio. Quer saber mais? Clique aqui.
O que pode parecer uma tarefa difícil, na verdade, é capaz de te trazer verdadeira satisfação pessoal e benefícios financeiros longínquos. Portanto, dê início a boas práticas, respeite o próprio bolso e acolha as suas emoções para que elas não o controlem. Com paciência e dedicação, o seu planejamento será priorizado e os seus sonhos, realizados.
Voltar
ao Topo