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Meu seguro não foi aceito. O que fazer em caso de recusa da proposta?

Todo seguro conta com regras específicas para que a indenização seja paga. Quando não são cumpridas, o segurado perde o direito de receber os valores. Por isso, listamos algumas das situações mais comuns para a recusa e o que fazer.

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BB Seguros

quinta-feira março 3, 2022

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Tempo estimado de leitura: aproximadamente 5 minutos

 

Assuntos abordados:
– Meu seguro foi recusado
– O que fazer em caso de recusa?
– Quais são os casos para a recusa?
– Atenção e cuidado em primeiro lugar

 

 

Os seguros são ótimas alternativas para quem se preocupa em proteger o futuro e salvaguardar o patrimônio. As apólices oferecem assistências para o segurado além de cobertura com indenização em casos de imprevistos.

 

Ainda assim, todo seguro conta com regras específicas para que a indenização seja paga. Quando não são cumpridas, o segurado perde o direito de receber os valores. Por isso, listamos algumas das situações mais comuns para a recusa e o que fazer. Confira a seguir.

 

 

Perfil incorreto

 

A situação mais comum para ter a sua indenização recusada é o equívoco nos dados. Informações como nome, residência ou idade podem ser cruciais para decidir se o seu valor será concedido ou não. Por isso, confira bem todos os seus dados antes de confirmar o seguro.

 

Toda seguradora possui um departamento responsável por investigar e analisar todas as informações passadas. Se estas não forem condizentes com a verdade, a sua indenização não será paga.

 

 

Atraso de pagamento

 

Priorize pagar as mensalidades da sua apólice em dia. Caso contrário, os atrasos podem gerar o cancelamento da cobertura e a recusa de qualquer indenização a ser paga.

 

Caso não seja possível quitar os valores até o dia de vencimento, entre em contato com a sua seguradora para negociar as parcelas e encontrar a melhor forma de resolver o problema.

 

 

Agravamento de risco

 

As seguradoras também contam com especialistas para identificar o motivo do ocorrido. Sendo assim, qualquer atitude que cause agravamento de risco deve ser evitada.

 

Por exemplo, se o carro foi estacionado com a janela aberta ou com a chave na ignição, isso significa um agravamento de risco que poderia ser evitado. Logo, a indenização é recusada. Por isso, atente-se para não correr riscos desnecessários.

 

 

 

Sinistro intencional

 

Pode parecer exagero, mas realmente existem casos de segurados que provocam o sinistro para receber o valor da indenização. Contudo, essa tática tende a não funcionar já que as seguradoras contam com especialistas para avaliar todo o caso.

 

Sendo assim, o ideal é não provocar situações de risco quando elas não existem. Aguarde a sua indenização para um momento em que a cobertura realmente seja necessária.

 

 

Mudanças no veículo

 

Toda e qualquer mudança na estrutura do veículo após a vistoria deve ser comunicada à seguradora. A depender da alteração, a apólice não oferece cobertura e revoga o contrato.

 

Outras mudanças como acessórios de valor no carro também devem ser informadas para uma nova vistoria. Sendo assim, se você colocou um DVD ou uma TV portátil no seu carro, você deve comunicar a seguradora e aguardar a revisão do contrato.

 

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Outros casos

 

Agora que você já sabe os principais motivos para a recusa da indenização, é importante manter cuidado e evitar qualquer tipo de problema para que você não saia prejudicado.

 

Há outros casos menos recorrentes que também podem fazer com que a sua proposta seja recusada. São eles:

 

  • Dirigir embriagado ou na contramão
  • Emprestar o carro para pessoas sem habilitação
  • Levar vantagem em cima da seguradora
  • Sinistro envolvendo outros veículos
  • Acidentes provocados por terceiros
  • Tumultos generalizados
  • Dirigir acima da velocidade permitida
  • Documentação incompleta

 

Mantenha cuidado e atenção em relação ao seu cadastro, endereço e à regularidade do pagamento dos seus seguros e observe qualquer irregularidade ou problemas com o pagamento das parcelas, por exemplo, com seu corretor, com o gerente do seu banco ou com a central de atendimento da sua seguradora.

 

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